6 Mitos sobre SAP

Simplicidade nos processos, melhor produtividade e uso nos recursos internos e sucesso no negócio são itens que toda empresa deseja. O SAP Business One® é um sistema de gestão empresarial voltado para as necessidades das pequenas e médias empresas brasileiras que querem ter seu negócio expandido de forma clara e segura.

A fim de apresentarmos os benefícios e as facilidades promovidas pelo uso do SAP Business One®, listamos alguns mitos* que rondam o conceito, o uso e a aplicação desta solução. Desfazermos os mitos é a nossa proposta.

*Informações baseadas no documentos MITOS SAP


Mito #1 - SAP® é só para grandes empresas

Melhoria da performance e capacidade, maior eficiência em seus processos, crescimento no mercado são funções e características que qualquer empresa atuante no mercado necessita.
Não é necessário ser uma grande companhia para contar com os departamentos integrados e que relatórios gerenciais para a tomada de decisão são assuntos para gestores de grandes empresas.

Atualmente, no Brasil e no mundo, há um grande número de pequenas e médias empresas obtendo melhores resultados por conta da utilização de um ERP.


Mito #2 - SAP® é muito lento para implantar

Integrar pessoas e sistemas é linha-mestre comum quando se pensa em contar com uma solução de gestão empresarial dentro de uma pequena ou média empresa.

Retorno imediato é um dos grandes benefícios que a solução SAP Business One® oferece às pequenas e médias, por ser feito sob medida.


Mito #3 - SAP® é muito caro

Com a utilização do SAP Business One®, as pequenas e médias empresas ganham:

- Cerca de 25% de redução do reprocesso de contas a pagar e nas tarifas administrativas com valor
- Cerca de 50% na redução das perdas em descontos aplicáveis a condições de pagamento
- Até 60% de redução no tempo destinado aos encerramentos contábeis
- Cerca de 50% de redução de custos de geração de informação e relatórios
- Entre 50% e 80% da redução com custos dos processos de reconciliação
- Entre 15% e 45% de melhoria no desenvolvimento, controle e gestão dos orçamentos

No que se refere à integração de plataformas e outras aplicações da TI, temos:

- Cerca de 35% de redução na integração de mapas de sistemas, no número de interfaces e nos custos de manutenção e operação dos sistemas.


Mito #4 - SAP® é muito complexo

Baseado nas melhores práticas de gestão empresarial, o SAP Business One® leva em conta as necessidades atuais e as mais triviais de uma pequena empresa que quer crescer com a garantia de poder continuar usufruindo do sistema na medida em que o negócio também cresce.

Os sistemas de gestão da SAP são soluções consideradas "modelo", isto é, contam com uma estrutura única que se ajustam às especificidades do próprio negócio.

É um sistema flexível e, ao mesmo tempo, robusto, o que permite à empresa crescer com confiança e segurança.


Mito #5 - SAP® tem um "tamanho único"

Crescer de forma sustentável e sem solavancos é um dos grandes focos das pequenas e médias empresas atuantes. À medida que elas crescem, os processos também se intensificam e se expandem.

Como pioneira na integração de processos e na padronização de funcionalidades, a SAP tem um sistema que é válido para empresas de diversos setores e tamanhos.

Há um sistema standard que atende mais de mil processos ou modos de operação em negócios, independente se a empresa é pequena, média ou grande. Para a SAP isso significa a necessidade de um correto diagnóstico da empresa e se implemente o que é essencial e necessário hoje, ampliando as funcionalidades proporcionalmente ao crescimento de novas necessidades.

Portanto, a solução SAP Business One® é perfeita para o tamanho e a necessidade de sua empresa hoje e amanhã.


Mito #6 - SAP® é muito inflexível

Para a SAP e seus parceiros é indiferente se o seu negócio é prestação de serviços ou se sua empresa produz e comercializa mercadorias. É também indiferente o setor de atividades, o número de centros de produção, a localização geográfica e idioma, por exemplo, já que o SAP Business One trabalha de forma "multi-idioma", "multimoeda".

Por conta dos trabalhos realizados, as pequenas e médias empresas podem contar com a GWE Added, parceira SAP, com larga e comprovada experiência no mercado brasileiro, que implantam o sistema na medida exata das necessidades das pequenas e médias empresas brasileiras.